cover
Tocando Agora:

Liga das Escolas de Samba de São Luís pede adiamento dos desfiles para depois das datas oficiais do Carnaval 2025

As datas escolhidas pelas entidades foram 7, 8 e 9 de março. Escola de samba ‘Marambaia’, campeã do Carnaval 2024 em São Luís. Divulgação/Prefeitura...

Liga das Escolas de Samba de São Luís pede adiamento dos desfiles para depois das datas oficiais do Carnaval 2025
Liga das Escolas de Samba de São Luís pede adiamento dos desfiles para depois das datas oficiais do Carnaval 2025 (Foto: Reprodução)

As datas escolhidas pelas entidades foram 7, 8 e 9 de março. Escola de samba ‘Marambaia’, campeã do Carnaval 2024 em São Luís. Divulgação/Prefeitura de São Luís A Liga das Escolas de Samba de São Luís (Liesma) a Associação Maranhense de Blocos Tradicionais e da Academia dos Blocos Tradicionais pediram à Prefeitura de São Luís o adiamento dos desfiles para depois das datas oficiais do Carnaval de 2025. As datas escolhidas pelas entidades foram 7, 8 e 9 de março. Só duas escolas de samba foram contra as novas datas: Marambaia e Flor do Samba. Agora, as instituições representativas aguardam por uma definição por parte da Prefeitura. Liga das Escolas de Samba de São Luís mantém resultado do Carnaval 2024, que deu vitória a ‘Marambaia’ A proposta é uma alternativa para chamar a atenção do público sem concorrer com a programação de shows de artistas nacionais. “Essa mudança é fruto de uma conscientização de que, infelizmente, o movimento de cultura popular da cidade perde o protagonismo para os grandes eventos. Isso é fato, não é o nosso desejo, pelo contrário, é a nossa chateação, mas é uma constatação”, explicou Itamilson Lima, presidente da Liesma. Segundo a Liga das Escolas de Samba, o adiamento dos desfiles para depois do calendário oficial já é adotado em outras cidades do país. Em 2024, a medida foi adotada pela primeira vez em São Luís, também, por causa do atraso no repasse de verbas para as agremiações. Liga das Escolas de Samba de São Luís pede adiamento dos desfiles Carnaval 2025 Em 2025, a terça-feira de Carnaval vai ser no dia 4 de março. Já a Quarta-feira de Cinzas será em 5 de março. As datas constam em calendário publicado no livro Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil (Edições CNBB). Por que a data muda? Como se calcula a data do carnaval? Os dias são definidos com base no calendário padronizado pela Igreja Católica, a partir das datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar (veja no vídeo acima). A contagem de dias para definir a data do Carnaval a cada ano começa com a Páscoa, comemorada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia pós-equinócio. Equinócio é quando a luz solar incide da mesma forma sobre os hemisférios norte e sul, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada). Sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é terça-feira de Carnaval. Ou seja: o Carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.